Nunca é tarde demais

Nos programas de sucesso da televisão, é fácil observar, uma característica predominante em todos eles. Seja Culinária, aula de aeróbica, entrevista, todos possuem o “passo a passo” que organiza a atuação, gera credibilidade e garante o sucesso:

  • Não se põe o bolo no forno sem seguir as regras da preparação.
  • Não se faz aula de aeróbica sem esquentar a musculatura.
  • Não se faz uma boa entrevista sem releasing antecipado do entrevistado.

Isto leva a crer, que o caminho para o sucesso na vida pessoal também tem o seu “passo a passo”. E não confunda passo a passo com receita pronta, porque são duas coisas distintas: receita, propõe ingredientes e quantidades insubstituíveis para obter sempre, o mesmo resultado. “Passo a passo” é a ordenação das etapas que farão o caminho rumo ao objetivo, levando-se em conta os recursos que se tem em mãos.

Pois é, a via para o sucesso tem mesmo o seu passo a passo. Ao falar em sucesso, nos referimos à degustação do prazer que é sentido, por quem se vê reconhecido naquilo que adora fazer. É o caso de Federer, Francisco Brennand, Carlinho de Jesus, Ivo Pitangui, entre outros que descobriram o mapa da mina. Sem o mapa, nada de mina. Portanto, mãos à obra porque a estrada para o sucesso vai lhe exigir o passo a passo.

  • Só procure onde pode achar Seu talento é a pedra que precisa ser encontrada e lapidada. Não gaste tempo procurando-o fora de você porque somente se distanciará dele. Faça seu perfil pessoal DISC-Etalent. É o caminho mais rápido para identifica-lo.

  • Estude o mapa e avalie o percurso. Há caminhos fáceis e caminhos difíceis a percorrer seja qual for seu talento. É possível que você tenha que trabalhar no seu temperamento para desenvolver certas características e redimensionar outras que podem estar impedindo você de seguir adiante. Procure fazer um Coaching. Isso lhe ajudará a preparar-se para esta viagem. O autoconhecimento sempre será a bússola que orientará suas decisões.

  • Selecione as ferramentas. Cada caminho exige ferramentas específicas e habilidades para lidar com elas. Saia do amadorismo. Profissionalizar-se é indispensável. Busque o conhecimento ou capacitação adequada para desenvolver seu talento.

  • Organize a viagem. Estabeleça metas para manter o foco e não se perder. Muitos talentos são desperdiçados pela falta de planejamento e de estratégias para alcançar os objetivos.

  • Avalie os passos dados. É a hora da avaliação e dos ajustes para manter-se alinhado com o objetivo.

Afinal, só você pode cumprir o seu destino. Portanto, comece agora porque nunca é tarde demais pra gente ser feliz!

Vânia portela