Psicóloga Clínica e Organizacional – Especialista em Gestalt Terapia, Pós-Graduada em Psicoterapia da família e Dinâmica de Grupos, Análise Transacional, Neurolinguística, Medicina Antroposófica e Arte terapia. Coach terapeutico, (Certificação do IEP-Campinas-SP e Coach Inner Game – Certificação Internacional TIG’S by Timothy Gallwey).. Palestrante, Consultora Master DISC- Etalent e Consultora de Empresas na área comportamental. Autora do Livro Talento Para a Vida (6ª Edição) e do livro “Eu podia ser feliz e não sabia”.
Cpnsultora empresarial com experiência de 18 anos em implantação de RH. Graduada em Administração, Pós graduada em Planejamento e Gestão Organizacional MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, especialista em Psicologia Positiva, Consultora DISC-Etalent, Coach de Carreiras, (Certificação do IEP-Campinas-SP e Coach Inner Game – Certificação Internacional TIG’S by Timothy Gallwey) Palestrante.
A Gestão estratégica de pessoas, se faz, a partir do diagnóstico do comportamento humano observado e do equilíbrio entre demanda e entrega, que espelha os resultados da gestão, responsável pela excelência de desempenho das funções.
A partir deste diagnóstico, a Portela & Cavalcanti descobre os talentos, seleciona, realoca e desenvolve as competências dos seus líderes. Trabalha seus temperamentos e estrutura os processos de DP e RH.
O resultado é maior produtividade e satisfação pessoal o que torna as Empresas mais saudáveis e competitivas.
Para saber mais sobre o que podemos fazer pela sua Empresa, entre em contato através do nosso e-mail.
As empresas, assim como as pessoas, estão sempre em processo de mudança. Todo processo de mudança gera impacto mental, emocional e físico. O seu sucesso está relacionado à forma de percebê-la. Notamos como foi absorvido o significado da mudança, pela forma como as pessoas se comportam.
Podemos implementar um processo de mudança pela dor ou pelo prazer. Mudar vem de fora, é imposição, quebra o que já foi feito para impor uma nova forma por isso dói. Evoluir, é seguir o curso da natureza, não dói, gera aprendizado.
Podemos fazer mudanças menos traumáticas e que motive os envolvidos, se entendermos e respeitarmos as pessoas e seguirmos o fluxo de seus temperamentos, ou seja, sua natureza, ganhando com isso comprometimento.
A escolha é de quem deseja patrociná-la. O papel do prazer é REABASTECER, ALIMENTAR. Ele é o combustível da Produtividade. Ele vem antes do comprometimento e da motivação. A falta de combustível gera paralisação, falhas e defeitos generalizados.
Optar pelo prazer significa envidar esforços para o completo acordo de propósitos entre líderes e liderados que fará com que compartilhem corajosamente o bem estar e o pesar durante o processo. Para isso antes de nos fazermos entender, temos que entender as pessoas. O seu temperamento, suas dificuldades, seus talentos, sua forma peculiar de se comunicar e de realizar o seu trabalho. Esta postura da liderança envolve, motiva, elimina arestas e orquestra os diversos tipos de talentos. Afinal, a diferença entre bens materiais e talentos é que bens são administrados e talentos são coreografados.
Quem é bom não nasce feito, prepara-se!
PROFISSIONAL BOM É O QUE FAZ UMA BOA ENTREGA
Para uma Empresa se tornar mais competitiva é imprescindível melhorar a excelência de desempenho de suas equipes para que elas atuem em sintonia com os objetivos da empresa.
Sem uma boa entrega não existe eficiência e sem eficiência não existe profissional excelente nem equipe de alta performance.
Para isso a Empresa deverá investir na preparação de suas equipes, através do programa, OFICINA DE LÍDERES criando um novo momento de aperfeiçoamento dos seus Gestores, investindo, na melhoria do seu papel dentro da Empresa e na sua escalada profissional.
Este programa tem por objetivo, preparar os participantes dentro dos conceitos de liderança, abordando as dificuldades que cada temperamento encontra na medida em que precisa por em prática estes conceitos. Desta forma, evoluímos as pessoas para que sem ferir a sua natureza, exerçam o seu papel ou Função e tragam os resultados esperados pela empresa.
Para uma Empresa se tornar mais competitiva é imprescindível melhorar a excelência de desempenho de suas equipes para que elas atuem em sintonia com os objetivos da empresa.
Sem uma boa entrega não existe eficiência e sem eficiência não existe profissional excelente nem equipe de alta performance.
Para isso a Empresa deverá investir na preparação de suas equipes, através do programa, OFICINA DE LÍDERES criando um novo momento de aperfeiçoamento dos seus Gestores, investindo, na melhoria do seu papel dentro da Empresa e na sua escalada profissional.
A Ferramenta DISC
O comportamento humano pode ser a grande variável de sucesso para a Empresa. A maior competência dos Gestores nos dias atuais é saber lidar com pessoas.
Caminho para o aprimoramento
“Nenhum de nós é perfeito. Cada um tem qualidades que integradas a do outro, cria a perfeição.“
Entender o seu temperamento, descobrir suas potencialidades e limitações, entender como desenvolver áreas do seu perfil comportamental para desempenhar melhor os seus papéis , é imprescindível para evoluir e circular na vida com equilíbrio emocional e utilização adequada do seu talento pessoal. Este processo se inicia com a devolutiva individual do perfil comportamental DISC, que identifica, sinaliza, e conscientiza a respeito de comportamentos que podem ser vistos no seu perfil, dando assim o primeiro passo para o seu processo evolutivo.
Fazer o curso de Formação em Analista Comportamental DISC, é o primeiro passo para o RH das empresas entenderem de pessoas e capacitar-se para saber mobilizar nelas o que há de melhor.
O segundo passo é aprender a dar uma boa devolutiva DISC. Momento em que estará face a face com o Gestor, ajudando-o a evoluir no seu papel dentro da empresa e na sua carreira profissional. Isto exige talento para lidar com pessoas e aprendizado técnico para criar uma abordagem eficaz.
Assim como há quem diga que não existe inspiração e sim transpiração, há quem diga que não existe talento e sim força de vontade.
Aprendizado e desenvolvimento certamente estão intimamente ligados à transpiração, atitude e força de vontade.
Entretanto quando falamos em propósito e motivação com certeza estamos falando de uma tendência natural da nossa essência que nos leva a realizar sem esforço e com imenso prazer, alguma tarefa ou atividade que para outros seria muito desgastante. A esta tendência natural chamamos TALENTO.
Descobrir nosso talento é descobrir nosso propósito de vida. É entrar em contato com a nossa essência , descobrir nossa predominância cerebral e mobilizar a energia que nos impulsiona para fazer escolhas acertadas.
Vivemos num mundo opressor, cheio de exigências onde o dever tira o espaço do prazer nos distanciando a cada instante do contato com o nosso interior. Investir na descoberta do nosso talento e descobrir as interferências que nos impedem de potencializá-lo pode ser o primeiro passo na busca do autoconhecimento que nos colocará no caminho da excelência.
Para as Empresas, pode ser o passo decisivo para montar uma equipe de alta performance comprometida com sua visão e missão, rumo à lucratividade.