Vânia Portela é Psicóloga Clínica, Coach

(Certificação do IEP-Campinas-SP e Coach Inner Game – Certificação Internacional TIG’S by Timothy Gallwey). Consultora Master DISC- Etalent , Consultora de Empresas na área comportamental, Escritora, autora dos Livros: Talento Para a Vida (6ª Edição) e do livro “Eu podia ser feliz e não sabia” 1ª. edição em 2018.

Geass

Palestrante e Especialista em Psicoterapia da Família e processos de mudanças e transformação nas empresas. Possui cursos de especialização em Dinâmica de Grupos, Análise Transacional, Neurolingüística, Bioenergética, Gestalt Terapia, Medicina Antroposófica e Arte Terapia. Dedica seu trabalho a estudar pessoas e organizações e ajudá-las a redescobrirem o prazer de viver porque, sem prazer, transformações não se sustentam. Há mais de 37 anos junta arte e psicologia na sua forma de atuar. Como Goethe, acredita que “a arte é a ciência transformada em ação”e que, o prazer é O combustível da produtividade. Por meio do prazer, se quebram resistências e se abre caminho para a assimilação de novos conhecimentos. Esta fusão de psicologia e arte despertou o interesse da mídia pelo seu trabalho (foi entrevistada por Jô Soares em dezembro de 1996). Ao criar com Adriana Cavalcanti a Portela & Cavalcanti, levou para as empresas uma visão diferente da relação entre desenvolvimento humano e Produtividade. Na medida em que se passa a entender o temperamento das pessoas e trabalhar na busca do seu equilíbrio, a saúde mental, emocional e física da Empresa se torna mais saudável. Temperamentos equilibrados resultam em maior produtividade e comprometimento. Afinal, empresas e pessoas precisam estar harmoniosamente saudáveis para gerarem lucratividade.

Desde os tempo de menina que Vânia adorava dançar. Participava de todas as atividades colegiais de final de Ano que envolvia a dança. Na adolescência, aproveitou o que pode nas festinhas e “assustados”, fugindo das Normais e preceitos religiosos da família. No inicio de sua carreira como Psicóloga, recebeu uma cliente que estava preocupada com seu pai que havia Contratado um professor de dança de salão e que havia ganho uma nova motivação para a vida, o que estava deixando sua esposa meio preocupada. Depois de resolver com a cliente aquele “problema”, pediu a ela o telefone do tal professor de dança e nunca mais parou de dançar. A medida que se aprofundava nos passos da dança e no prazer que isto lhe proporcionava, foi fazendo a relação do processo de dançar, com a leveza que poderia levar para a vida, se aplicasse aquele aprendizado no dia a dia. Na primeira oportunidade, numa palestra para a qual foi convidada no grande evento Encontro Cliente Bompreço, Introduziu pela primeira vez a dança e foi um sucesso total. Durante mais dois anos foi convidada a participar deste encontro, tendo sido avaliada como a melhor palestrante, entre grandes nomes vindos do sul do país. Um belo dia seu querido professor foi trabalhar com Débora Colker fazendo parte do seu famoso corpo de dança contemporânea. Mas seu sonho e seu trabalho não acabavam ali. Conheceu Marcelo Arruda com quem imediatamente Desenvolveu uma grande sintonia, integrando Psicologia e arte e aprimorando suas palestras, hoje difundidas em várias Partes do país. Esta junção de psicologia e arte, despertou o interesse de Jô Soares e em 1996 foi convidada a falar sobre Seu trabalho neste programa. Até hoje esta parceria continua cada vez mais forte levando o aprendizado do Autodesenvolvimento através da metáfora da dança, trazendo um clima lúdico e energizando às suas palestra e workshops.

Geass

PALESTRAS MOTIVACIONAIS

Vânia Portela é uma amante da arte e compreende que a atividade artística é não somente uma forma aprofundada de expressar aspectos do temperamento e da essência do indivíduo, como também de trabalhar comportamentos que aprimorem sua atuação na vida.
Sua experiência como pintora (aluna permanente de Gilson Braga), escritora e incansável aprendiz de dança a dois, com o personal dancer, Marcelo Arruda, há mais de 18 anos, fez com que agregasse seu aprendizado à sua forma de trabalho.
Nas palestras que ministra, utiliza-se da dança a dois junto com Marcelo, como Metáfora para fixar o aprendizado dos conceitos e levar os participantes a entenderem de forma lúdica e prazerosa os temperamentos humanos.
Junto com Marcelo, percorreu o Brasil ministrando palestras e participou de grandes eventos e congressos levando uma modalidade de palestra diferente em conteúdo e forma de interação.