Transformar sem conhecer, é destruir

“Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos” Deepak Chopra

Impossível não sentir a dor da perda de um ente querido, a ansiedades geradas pelo desemprego ou o medo diante da expectativa do resultado de um exame esperado.

Este tipo de sentimento precisa ser identificado e vivenciado, precisa vir para fora para não se instalar dentro de nós a ponto de perdurar tempo demais, desestabilizando a nossa saúde.

Saber virar a chave focando outro ponto de vista que mobilize um sentimento neutro ou positivo é essencial para garantir a saúde física. Isso se aprende com a ajuda de uma psicoterapia ou coaching que entendam profundamente dos temperamentos humanos.

A leveza diante das situações, típica do temperamento influente, (I) é imprescindível para a saúde emocional e física. A dificuldade de mudar, típica do temperamento estável (S) tirando-o da dor, é um desafio para qualquer profissional porque virar a chave requer um trabalho específico nas características de cada um deles e nas dificuldades que enfrentarão.

O nosso organismo aguenta 24 horas a intensidade de um sentimento, depois, começa a entrar em estresse prejudicando o seu funcionamento, a saúde física e emocional. Cristo sabia disso quando disse: ”Não deixe que o sol se ponha sobre a vossa ira”. Na verdade, Ele queria dizer: Façam as pazes antes de dormir, pessoal!

O que dificulta a virada da chave é o orgulho, o medo, a raiva, a ansiedade, a impaciência, o desejo de vingança, a inveja, estima baixa, a desesperança, o senso distorcido de justiça, necessidade de controle, entre tantos outros sentimentos destrutivos, mas válidos, se forem enfrentados e superados. Tudo isso transforma-se em depressão quando não é cuidado a tempo.

Não é à toa que a cada dia precisamos entender de temperamentos para entender de pessoas e saber lidar com a gente mesmo e com os que nos rodeiam. Transformar pessoas, sentimentos, tomar atitudes, sem conhecer as razões, a fonte da dor, as consequências que ela está trazendo, é destruir o ser humano e as oportunidades de virar a chave. É tirar a bengala do aleijado sem curar as pernas.

Afinal, a maior competência dos dias atuais é entender de pessoas! Invista nisso.

Vânia portela